PREFEITO ULISSES CECCHIN, RECEBE REPRESENTANTES DO CIRAU E AMAU PARA VISITA TÉCNICA NO CIRENOR.

Publicado em 20/01/2023, Por Assessoria de Comunicação

Objetivo foi conhecer o funcionamento da usina asfáltica do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste do RS

O presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, e o presidente do Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU), o prefeito de Jacutinga Beto Bordin, acompanhados pelos prefeitos de Ipiranga do Sul, Estação e Ponte Preta, Marco Antonio Sana, Geverson Zimmermann e Josiel Griseli, e equipes técnicas, realizaram, no dia 12 de janeiro, uma visita ao município de Sananduva, com o objetivo de conhecer o funcionamento da usina asfáltica de propriedade do Consórcio presidido pelo prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin.

Na oportunidade, a equipe técnica do CIRENOR relatou os passos para instalação e as principais dificuldades enfrentadas até o seu funcionamento. Tendo iniciado as atividades no final de 2021, a Usina asfáltica foi adquirida com recursos da Consulta Popular de 2018 e já beneficiou mais de 10 munícipios. O principal diferencial da usina é a redução de custos na produção de asfalto usinado a quente trazendo benefícios aos municípios consorciados.

 

EXPERIÊNCIA EXITOSA

Segundo o presidente do CIRAU, Beto Bordin, a missão do grupo foi conhecer a experiência desta usina de asfalto, já que o CIRAU tem uma parceria com o município de Ipiranga do Sul onde está instalado um equipamento. “Nós estamos adquirindo equipamentos e máquinas para estruturar esta usina para que alguns serviços de asfalto possam ser executados com esse material que é industrializado nesta usina em Ipiranga do Sul. Temos alguns recursos que deverão ser investidos oriundos da Consulta Popular do Governo do Estado. A experiência desta usina da região da Amunor é exitosa. Apresentaram dados, como funciona a compra dos materiais, a contratação do pessoal para elaboração da composição do asfalto e sua aplicação nas estradas e ruas”, relata Beto, que também apresentou o funcionamento do CIRAU para os anfitriões.

Beto Bordin lembra que esta não é a primeira vez que o Consórcio busca conhecimento em outros municípios, sempre visando, por meio das melhores práticas, a melhoria da sua gestão, como as visitas técnicas aos consórcios de Pinhalzinho, Ijuí e Nonoai. De acordo com Beto, essas experiências vêm fortalecer cada vez mais o trabalho, assim como aprimorar processos e serviços. “Eu entendo como positivo analisar, conhecer e vivenciar projetos de referência para quando tivermos alguma necessidade possamos, a exemplo dos demais, superar por meio da iniciativa individual. Esperamos em breve trabalhar este tema visando minimizar os custos, uma vez que o CIRAU vem se consolidando como um organismo de auxílio permanente às administrações municipais e aos associados, que hoje são 33, fazendo aquisições de grande porte, gerando economia para os municípios, evoluindo mais, comprando mais, comprando melhor, comprando mais barato”, destaca.

Segundo ele, foram superadas etapas muito difíceis e agora o caminho é continuar avançando. “É um enorme desafio, mas estamos com expectativa positiva com a região Norte do Estado, que está recebendo muitos investimentos, especialmente na área da infraestrutura. Por isso, precisamos estar atentos para atender a demanda e fazer com que o CIRAU seja parte permanente na vida das gestões municipais”, concluiu Bordin.

 

INTEGRAÇÃO

O presidente da AMAU, Mauricio Soligo, avaliou como altamente positiva a visita, destacando que a integração entre consórcios e municípios é muito importante e contribui com as gestões públicas e no desenvolvimento regional.

Acompanharam a visita o assessor jurídico do CIRAU, Maicon Girardi Pasqualon, os administrativos Ivonir Santolin e Lucas Gabardo, o engenheiro Lauson Serafini, o secretário executivo da AMAU, Dino Tomazelli, a secretária de Administração da Prefeitura de Getúlio Vargas, Tatiane Giaretta, e o secretário de Meio Ambiente de Ipiranga do Sul, Gilberto Toazza.

 

Fonte: Assessoria Comunicação CIRAU (www.cirau.com.br)