Ibiaçá forma Patrulheiros Ambientais Mirins

Publicado em 09/10/2013, Por Assessoria de Imprensa

Foram 32 alunos do 3º e 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ricardo Durigon formados na última quarta-feira (17). A Formatura dos Patrulheiros Ambientais Mirins aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do coordenador do projeto, soldado Valdoir Freitas de Lemos, da Secretária da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Bruna Copelli e do prefeito em exercício, Claudiomiro Fracasso (PT).

 

  O Projeto “Patrulheiro Ambiental Mirim” é uma proposta preventiva na área do Policiamento Ambiental, Educação Ambiental, não formal, que surgiu com aspecto preventivo e educativo. Desenvolvido de junho a outubro na escola, totalizou 25 horas/aula teóricas, práticas e visitações. Foi ministrado e coordenado pelo soldado Valdoir, da PATRAM de Lagoa Vermelha.

  Segundo a Secretária Bruna, o projeto buscou a relação das informações recebidas como forma de mudança de comportamentos e atitudes no cotidiano. “É de muita importância, e foi nosso objetivo, que os Patrulheiros Mirins usem esse conhecimento, passem-no adiante, transmitam aos seus pais, vizinhos e amigos. Enfim, como se fosse uma corrente sendo disseminadores e inserindo-os na vida de mais e mais indivíduos”, destaca.

  A educação ambiental, enquanto processo participativo, é identificada como instrumento de revisão dos conceitos sobre o mundo e a vida em sociedade, conduzindo o ser humano e a coletividade na construção de novos valores sociais, na aquisição de conhecimentos, atitudes, competências e habilidades para a conquista e a manutenção do direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado.