DIA NACIONAL DE DOADORES DE SANGUE – 25 DE NOVEMBRO

Publicado em 25/11/2022, Por Assessoria de Comunicação

No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e também sensibilizar a população para a importância deste ato.

Segundo Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. Tornando esse dia especialmente importante para lembrar e promover esse ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.

O sangue doado é utilizado para pessoas com doenças hematológicas variadas e câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências. 

No município, projetos de incentivo a doação são organizados e desenvolvidos em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Gabinete da Primeira-dama, pela JCI de Ibiaçá e também por alunos da Escola Estadual Adelaide Picolotto. Os doadores de sangue são encaminhados para Passo Fundo, para doar sangue no Hemocentro e Hemopasso, responsáveis pelo fornecimento de sangue a pacientes da região.

Como forma de agradecimento, alguns doadores e receptores apresentaram relatos de como foi a experiência de doar, e receber sangue. Histórias reais que servem para estimular a doação de sangue do município, o relato sincero de pessoas que tem o poder de tocar os corações. A gratidão, de quem doa e de quem recebe é visível nos depoimentos a seguir:

Lourdes Mussato Pelissaro, precisou de doadores durante um ano! Recuperada, fala sobre a importância dessa ação em sua vida. Aconselha a todos fazer esse gesto de boa Ação, Doando Sangue e salvando vidas!

Arieli Pelisser é coordenadora do Projeto de Doação de Sangue pela JCI. Doadora de Sangue desde os 19 anos, com um tipo sanguíneo doador universal, O negativo, Arieli, faz a sua boa ação de 3 em 3 meses, para o Hemocentro de Passo Fundo.

Viviane Machado de Souza, conta como é a sensação de ser doadora de sangue: “sensação de dever cumprido, compaixão, amor e uma felicidade imensa!” Ato que vai continuar fazendo, e espera com isso incentivar outras pessoas a fazer também.

Eduarda Felinni, 17 anos, é doadora desde que completou 16 anos, idade mínima para ser doador. É integrante do Projeto Solidariedade que Corre pelas Veias, da Escola Estadual Adelaide Picolotto. O Objetivo do Projeto é quebrar o preconceito dos jovens e incentivar a doação, nessa faixa etária. “Doar sangue é um ato extremamente gratificante!”

Para os interessados em doar sangue, a Secretaria de Saúde do Município disponibiliza transporte para os doadores, e os agendamentos podem ser feitos através do Gabinete da Primeira-Dama, Eli Ana Zanella Cecchin e na JCI Ibiaçá, com a Coordenadora Ariele Pelisser.

Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones:

Primeira-Dama, Eli Ana Zanella Cecchin: (54) 99905-1560

Coordenadora JCI, Ariele Pelisser: (54) 99647-7321