OUTUBRO ROSA: SECRETARIA DE SAÚDE DE IBIAÇÁ PROMOVE PALESTRAS SOBRE SAÚDE DA MULHER

Publicado em 10/11/2022, Por Assessoria de Comunicação

Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Governo Municipal, promoveu diversas atividades do Outubro Rosa. De 14 a 26 de outubro, quatro palestras colocaram em pauta os cuidados com a saúde da mulher, câncer de mama e do colo do útero. O objetivo foi alertar as mulheres sobre o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, desmistificar conceitos em relação à doença, e trazer um novo olhar em relação ao autocuidado.

As atividades iniciaram no dia 14, com uma Palestra com a Dra Ana Flávia Carpes, que colocou em pauta a saúde da mulher, câncer de mama e do colo do útero. O objetivo é alertar as mulheres sobre o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

No dia 18 de outubro, a extensionista da EMATER Lisiane Rosa Carra, misitrou uma palestra sobre Ervas Medicinais e sua importância na saúde da mulher. Saúde física, emocional e espiritual, emoções e sentimentos, e é para tudo isso q o olhar será voltado durante essa palestra. Bem-estar no dia a dia, causas determinantes da saúde da mulher.

Ainda no dia 18, com o tema “Mulheres no Campo, a importância da presença feminina no agro”, a palestrante Dra Maira Dal Conte Tonial, destacou o papel da mulher no campo. Segundo Maira, “as mulheres assumem papel de destaque no agronegócio regional e nacional, pois exercem um papel fundamental na contribuição e desenvolvimento, através de novos olhares em relação ao agro, principalmente relacionadas a gestão.”

Durante o intervalo, vídeos de agricultoras das comunidades do munícipio foram exibidos no telão, com depoimentos de como essas mulheres se sentem em relação a vida do campo, e como lidam com os preconceitos.

No dia 20 de outubro, a palestra “Empodere-se” – a coach Michelle Daandels, além de mostrar a importância do autocuidado para a saúde, realizou dinâmicas em grupo, mostrando a importância do apoio entre as mulheres.

Finalizando, no dia 26, celebrando a importância do OUTUBRO Rosa, cerca de 80 pessoas participaram da Caminhada Rosa. Com o apoio da Brigada Militar, e da Ambulância, representantes da Secretaria da Saúde iniciaram a caminhada da Unidade Básica de Saúde e se dirigiram até a Praça Central. Após os agradecimentos do Secretário de Saúde Migueli Durigon e do Vice-Prefeito Jones Cecchin, A Diretora da EMEFCM Ricardo Durigon, Cátia Vizentin, conversou com os participantes, ressaltado mais uma vez a importância de manter os exames médicos e o autocuidado sempre em dia.

Secretário da Saúde, Migueli Durigon, lembra que exames preventivos do câncer de mama e do colo de útero, são realizados durante o ano todo, mas em outubro as ações se tornam mais efetivas para alertar a importância do diagnóstico precoce!

Estiveram presentes nas palestras o Prefeito Municipal, Ulisses Cecchin, a Primeira Dama, Eli Ana Zanella Cecchin, o Vice-Prefeito Jones Cecchin, a Segunda-dama Lede Rodrigues, o Secretário de Saúde Migueli Durigon, a Coordenadora da Secretaria da Agricultura Andrieli Balansin, as Agentes Comunitárias de Saúde, membros da Secretaria de Saúde e comunidade em geral.

A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do secretário Migueli Durigon. A iniciativa acolheu as mulheres que são assistidas pela UBS, pelo CRAS, além de membros da comunidade.