TEATRO SOBRE A DENGUE PERCORRE AS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

Publicado em 25/10/2022, Por Assessoria de Comunicação

Na última semana, as crianças que frequentam as escolas de Ibiaçá tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de combater a Dengue.

O projeto de extensão da Secretaria de Saúde, e com parceria da Secretaria de Educação, é realizado pelas agentes de endemias, e leva por meio de Teatro, a encenação, de forma lúdica e interativa, de uma peça teatral que aborda os cuidados relacionados a Dengue.

O principal objetivo dessa ação, é conscientizar as crianças sobre a importância de manter a higiene em casa e em locais públicos para prevenir a doença, e os riscos do contato com as arboviroses, e a propagação do mosquito Aedes Aegypti.

Para uma maior interação, as agentes contam com a ajuda dos personagens da peça, a presença do mosquito Aedes, o Dengão, o João, a Juju e seus pais, os quais foram instruídos e alertados pela rede de saúde.

“O teatro visa, de forma lúdica, transmitir uma mensagem sobre a importância da higiene em casa e em locais públicos para prevenir a dengue. Envolve o senso de coletividade e cidadania, com palavras simples e de fácil compreensão, fazendo com que as crianças compreendam, que é fácil e divertido combater a dengue, com simples atitudes diárias de toda comunidade. Essa é uma forma das crianças mostrarem aos pais que é preciso cuidar do mosquito da dengue”, explica o Secretário de Saúde Migueli Durigon, que esteve presente na apresentação da peça.

Ainda segundo o secretário, “para a comunidade geral pedimos para todos combaterem os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença.” E conclui, “não acumular água em latas, embalagens, pneus, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d´água, tambores, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.”

Cabe salientar que no verão, a proliferação do mosquito é mais acentuada, devendo a população eliminar os criadouros e cuidar do seu espaço. Afinal, o mosquito não faz distinção, podendo vir a picar alguém muito especial.

Fique de olho, pois a dengue mata!