PROGRAMA PARA INCENTIVAR JOVENS DOADORES DE SANGUE É LANÇADO EM IBIAÇÁ

Publicado em 08/06/2022, Por Assessoria de Comunicação

Um encontro com estudantes a partir de 16 anos de idade marcou o início de um programa de jovens doadores de sangue, em Ibiaçá. Os alunos do Ensino Médio da Escola Adelaide Picolotto participaram, na manhã desta segunda-feira (06), de uma conversa para tratar sobre o tema e explicar o funcionamento da campanha. A reunião foi realizada no Salão Nobre do Centro Administrativo da Prefeitura e contou com a presença do prefeito, Ulisses Cecchin, da primeira-dama Eli Ana Zanella Cecchin, do secretário municipal de saúde Migueli Durigon e direção da escola.

O programa Solidariedade que corre pelas veias é uma iniciativa do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Adelaide Picolotto e envolve, ainda, o gabinete da primeira-dama do município, Secretaria Municipal de Saúde e JCI. Conforme Portaria editada pelo Ministério da Saúde, jovens com 16 e 17 anos de idade podem ser doadores de sangue, desde que mediante apresentação de autorização expressa de responsável legal.

A aluna Eduarda Felini é integrante do Grêmio Estudantil e uma das coordenadoras do projeto. Ela explicou que a campanha busca conscientizar e incentivar os jovens à doação de sangue. “O nosso projeto visa a conscientizar o jovem sobre a importância da doação de sangue, um ato que salva vidas e é muito gratificante. Reunimos as turmas para informar, explicar e sanar as dúvidas referentes à doação de sangue. Os jovens são a parcela populacional mais saudável e com maior disposição. Então, é pertinente que sejam doadores afincos, pois os estoques de sangue estão muito baixos e somente com a união de todos que essa situação pode ser melhorada. Por fim, o nosso objetivo foi desmistificar os medos e os receios dos jovens. É normal sentir medo do que é desconhecido, ainda mais se envolve agulhas. Mas esperamos que cada vez mais jovens se interessem e sejam doadores”

O programa envolve a conscientização e doação de sangue e medula óssea dos jovens a partir de 16 anos. No caso da medula, os estudantes serão orientados sobre o cadastramento após atingirem a maioridade.

As campanhas de doação de sangue já são frequentes em Ibiaçá. Projetos semelhantes iniciaram ainda em 2002, por iniciativa da JCI, com a mobilização e transporte de interessados em fazer a doação nos centros de armazenamento em Passo Fundo. Desde então, uma série de atividades com o mesmo intuito vem sendo desenvolvida no município.

Belchyor Teston - Rádio Tapejara