TROCA DE FAIXA - PROJETO KARATÊ PARA TODOS

Publicado em 17/05/2022, Por Assessoria de Comunicação

No dia 20 de abril, as 19h, foi realizada a troca de faixa dos alunos do projeto social “Karatê Para Todos”. O exame foi realizado no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, sob comando do Sansei Ivar, 5º Dan. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal Ulisses Cecchin, do Vice-Prefeito Jones Cecchin, representando a Agência Sicredi de Ibiaçá Renan Cecchin, o Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social José Américo Teston, Tatiane Tartari Trentin Coordenadora do CRAS de Ibiaçá, Eliane Alves Operadora do Cad Único, demais autoridades, pais e responsáveis.

 

O evento de troca de faixa ocorre de acordo com a evolução dos alunos, é uma forma de reconhecimento ao seu desenvolvimento durante os treinamentos. Para o karateca trocar de faixa, deve haver um tempo mínimo de treino para cada faixa e apresentar o treino técnico, aplicado na aula. Segundo o Professor Ivar, a troca de faixa acontece da seguinte forma: Os faixas BRANCA mudaram para a faixa AMARELA, os faixas AMARELA mudaram para VERMELHA, os faixas VERMELHA para LARANJA e os LARANJA para a ROXA. Com a troca, todos fazem parte da FGK – (Federação Gaúcha de Karatê), e passando a ser federados, e como prova que prestaram o exame e estão aptos a passar para outro nível, todos recebem a carteirinha de identificação da própria Federação.

O projeto social KARATÊ PARA TODOS, foi implantado em 2021, pelo Governo Municipal, mas a parceria com o instrutor Ivar (faixa preta), iniciou em 2010 e tem apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social (SMDIS), que cede o espaço e os tatames para o treino. As aulas são totalmente gratuitas, e acontecem em dois dias da semana, segundas e sextas, e em quatro horários. O programa, é destinado a crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, residentes no município, e hoje participam no total 60 alunos.

O poder Público Municipal agradece o Professor Ivar pela dedicação, a Sicredi pelo apoio na aquisição dos Kimonos, e aos pais e responsáveis, que incentivam seus filhos a seguir no esporte.