VACINAÇÃO INFANTIL - DIA C

Publicado em 22/02/2022, Por Assessoria de Comunicação

Neste sábado (19.02), aconteceu o Dia C da vacinação infantil contra a covid-19, a campanha, que abrangeu o estado do RS, e mobilizou todos os municípios gaúchos, foi feito um esforço coletivo para vacinar o maior número de crianças antes do início das aulas. Em nosso município a participação das crianças, e seus familiares foi bastante expressiva, compareceram na Unidade Básica de Saúde para a aplicação da primeira dose pediátrica, crianças de 5 a 11 anos, no horário das 07h30min às 15h, sem fechar ao meio dia. Para a vacinação foram exigidos Carteirinha de Vacinação, CPF da criança e do responsável e um telefone de contato, não é necessária prescrição médica para a aplicação da vacina e a criança vacinada deveria permanecer 20 minutos na Unidade, em observação. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de 8 semanas. 

Durante entrevista à Rádio Ibiaçá, no sábado (19) de manhã, o Secretário da Saúde Migueli Durigon, esclareceu algumas dúvidas em relação a vacina pediátrica, afirmando que ela é SEGURA SIM, e os pais que ainda tem dúvidas, devem procurar médicos e profissionais da saúde para todos os esclarecimentos. 

Durante a vacinação na UBS, a maioria das crianças chegavam animadas para receber a vacina, e segundo o Secretário as crianças comentavam que eram as únicas ainda não vacinadas. Enfrentando o medo da agulha, os pequenos eram só sorrizo no final da aplicação, mostrando que a vacina ‘nem dói’! Como recompensa desse ato, todas receberam junto com um KIT de brindes, um certificado de CORAGEM por enfrentar o vírus!  

O Secretário ainda destacou os números da vacinação em nosso município, são no total 95.4% vacinados com a primeira dose, 89% segunda dose, e 2520 pessoas com a terceira dose. Apesar do aumento de positivados no final de janeiro houve uma queda nas internações e nos óbitos, devido aos números expressivos de vacinados no nosso município. Estes é o resultado do esforço coletivo do Poder Público Municipal, todos os profissionais da saúde, através do empenho com campanhas, e principalmente da população, que acreditou no programa, e se imunizou contra a COVID 19.