Em parceria com a Emater, CRAS de Ibiaçá desenvolve Oficina de Sal Temperado

Publicado em 09/08/2021, Por Assessoria de Comunicação

O Centro de Referência em Assistência Social de Ibiaçá retomou, no início deste mês, a oficina de sal temperado. Desenvolvido em parceria com a Emater/Ascar e com previsão de permanecer até o fim de agosto, a iniciativa consiste em utilizar ervas aromáticas e medicinais para reduzir a concentração de sódio e tornar o sal de ervas muito saudável, podendo ser usado inclusive por quem possui pressão alta.

De acordo com a extensionista da Emater de Ibiaçá, Rosa Favaretto Cecchin, as plantas medicinais proporcionam benefícios para o organismo. “O uso de plantas medicinas, se feito corretamente, gera benefícios para o organismo. No caso dos ingredientes que compõem o sal de ervas, como o alecrim, que é estimulante, favorece a memória, o coração, os nervos, combate ao estresse e à ansiedade”.

Outro benefício do produto é o sabor. A mistura de alecrim, manjericão, orégano, entre outros, temperos com o sal marinho, tornam o sal de ervas mais saboroso e saudável que o sal comum, já que uma dieta rica em sódio pode trazer várias consequências negativas para a saúde. Algumas delas são é o aumento da pressão arterial, aumento do risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e, em alguns casos, compromete a função renal.

Para a coordenadora do CRAS, Tatiane Tartari Trentin, a oficina de Sal Temperado é mais uma iniciativa de promoção à saúde. “Promovemos mais qualidade de vida para os usuários do CRAS, além de orientar e estimular o uso e o cultivo de plantas medicinais para conhecimento de suas propriedades medicinais e o estímulo à mudança de hábito e ações de promoção à saúde”.

Os encontros são realizados nas terças e quintas-feiras, pela parte da tarde, durante todo o mês de agosto, obedecendo a todos os protocolos de prevenção contra a Covid 19.