Ibiaçá elege delegados para Conferência Estadual da Assistência Social

Publicado em 02/08/2021, Por Assessoria de Comunicação

Os representantes de Ibiaçá para a Conferência Estadual da Assistência Social foram escolhidos nesta quinta-feira (29), durante a 8ª edição municipal do encontro. Marciane Machado de Souza, representante da sociedade civil, e Tatiane Tartari Trentin, representante do Governo, foram eleitas delegadas para representar o município no encontro estadual. José Américo Teston e Elisabete Ferreira compõem a dupla de suplentes.

O encontro foi realizado na última quinta-feira (29), no Salão Nobre do Centro Administrativo, e teve como tema “Assistência Social: direito do povo e dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. Além da escolha dos delegados, a conferência teve palestra com a assistente social e integrante do Conselho Estadual de Assistência Social Isolete Georg Bacca, que trabalha no Escritório Central da Emater, em Porto Alegre.

Em sua fala, a palestrante destacou o objetivo da conferência. “O objetivo é ter um número menor de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Precisamos promover a acessibilidade para que todos tenham tratamento e oportunidades iguais”.

Agora, os delegados deverão levar as propostas discutidas no município para o encontro em nível estadual. De acordo com a coordenadora do CRAS de Ibiaçá, Tatiane Tartari Trentin, a geração de emprego e renda é uma das principais demandas elencadas no encontro. “Uma das principais questões discutidas aqui foi a geração de emprego e renda. Viabilizar programas, projetos e até mesmo cursos profissionalizantes nesse sentido. Para que o usuário da Assistência Social possa se emancipar e ter condições de gerir sua própria vida”.

Outro ponto de destaque, conforme a coordenadora, foi a necessidade de aumentar os recursos enviados ao município para aplicação em Assistência Social. “Solicitar mais recursos dos governos do Estado e da União para viabilizar benefícios eventuais, que são concedidos pela Assistência Social. E desburocratizar esses recursos, que sejam mais abertos, para que possam ser utilizados em outras finalidades em questões relacionadas a vulnerabilidade”.

A presidente da comissão organizadora do encontro, Marciane Machado de Souza, que também é uma das delegadas para a conferência estadual, ressaltou a responsabilidade dos delegados. “Nós teremos a missão de debater assuntos referentes a políticas sociais, as demandas da comunidade, e recorrer ao Estado para que essas demandas sejam atendidas. O delegado representa o município na busca por mais recursos e melhorias no Sistema único de Assistência Social”.

O secretário de assistência social do município José Américo Teston avaliou positivamente o encontro. “Tivemos muitos participantes, uma excelente palestra e fizemos a escolha dos delegados para participar da conferência estadual. Ficamos muito satisfeitos com o resultado”.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá