Educar e Transformar: Projeto da Escola Ricardo Durigon pretende estimular aprendizado dos alunos

Publicado em 07/07/2021, Por Assessoria de Comunicação

A Escola Municipal Ricardo Durigon de Ibiaçá está lançando um programa de fortalecimento do aprendizado para os alunos. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, o Projeto Educar e Transformar pretende minimizar as dificuldades de aprendizagem causadas pelo isolamento social e distanciamento escolar. O programa é uma alternativa a eventuais déficits educacionais provocados pelo afastamento dos alunos durante o período de pandemia.

Responsável pela coordenação do projeto, a diretora da escola, professora Cátia da Rosa Vizentin, explicou que os alunos serão indicados a participar das atividades a partir das avaliações feitas pelos professores em sala de aula. “As crianças e os jovens tiveram que ficar longe da escola por um longo período, e isso pode ter gerado lacunas de aprendizagem. Percebendo isso no dia-a-dia da escola, elaboramos esse projeto para auxiliar os alunos de forma mais individualizada, para sanar as dificuldades e recuperar conhecimentos e habilidades que podem ter ficado perdidos”.

A proposta foi dividida em duas faixas escolares. Para os alunos das séries iniciais, do 1º ao 5º ano, será desenvolvido o Projeto Pequenos Aprendizes, com aulas voltadas à alfabetização, leitura e interpretação e matemática. No caso dos alunos dos anos finais, do 6º ao 9º ano, o Projeto Oficina de Saberes será voltado a atividades práticas de reforço do conhecimento.

O Projeto Educar e Transformar será apresentado aos professores da escola e aos pais dos alunos. E expectativa é de que ele seja implementado já na próxima semana. “Nosso foco é no desenvolvimento dos alunos, indiferente de apresentar dificuldades ou não. Queremos auxiliar para que as crianças e os jovens aprendam cada vez mais, e aprendam com sentido e significado, ampliando sua visão de mundo. E, por isso, salientamos a importância de os pais estimularem seus filhos a participar do projeto”, destacou a professora.

Os alunos participantes vão concorrer a uma premiação, que irá contemplar os projetos de maior criatividade e os alunos com melhor desempenho nas atividades.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá