Karatê para Todos começa nesta segunda-feira, em Ibiaçá

Publicado em 04/07/2021, Por Assessoria de Comunicação

O Projeto Karatê para todos começa na próxima segunda-feira (05), em Ibiaçá, com aulas inaugurais previstas para acontecer nos turnos da manhã e da tarde. O programa, que é destinado a crianças e adolescentes com idades entre seis e 17 anos, residentes no município, teve cerca de 30 inscritos.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), responsável por desenvolver o projeto, fez a divisão dos alunos em quatro turmas, com aulas nas segundas e sextas-feiras, das 9h às 11h e das 13h30min às 15h30min. O Karatê para todos é gratuito, oferece oportunidade de desenvolvimento pelo esporte e incentiva a educação.

De acordo com a coordenadora do CRAS, Tatiane Tartari Trentin, o projeto contribui com o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. “O karatê é um esporte que beneficia a saúde física, mas também influencia no desenvolvimento emocional, mental e intelectual, trazendo benefícios para o desenvolvimento geral da criança. Melhora a concentração, o equilíbrio, desenvolve a flexibilidade e a coordenação, a autoconfiança e o sentimento de segurança. Mas, principalmente, melhora o comportamento da criança, tornando-a mais sociável e amiga, pois aprende noções de respeito e companheirismo”.

Ministrado pelo professor José Ivar Mesavilla, o projeto é desenvolvido no município há mais de oito anos e contribui diretamente na formação e qualidade de vida de crianças e adolescentes, geralmente em situação de vulnerabilidade social. Ivar é Faixa Preta pela 4ª DAN da Federação Riograndense de Karatê e pela Confederação Esportiva Educacional do Brasil.

“O karatê também auxilia no tratamento de crianças e adolescentes hiperativos, inquietos, agressivos, pois consegue modificar o comportamento das crianças. E quanto mais cedo a criança iniciar a prática desse esporte, mais cedo receberá todos esses benefícios”, destacou a coordenadora.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá