Secretaria da Saúde alerta sobre infestação do mosquito da Dengue

Publicado em 20/06/2014, Por Assessoria de Imprensa

A Secretaria de Saúde de Ibiaçá alerta a comunidade para evitar a manifestação do mosquito da dengue no município.

Conforme a secretária da Saúde de Ibiaçá, Emiliana Basso Mezzomo, a infestação do mosquito Aedes Aegypti em Tapejara tem preocupado toda a região. “Fomos informados pela Secretaria de Saúde de Tapejara que a cada 100 casas, oito apresentam a larva e o mosquito. A infestação tem preocupado as autoridades e nós também estamos pedindo à população de Ibiaçá para que ajude no controle tendo em vista a proximidade de Ibiaçá com Tapejara”, comenta.

A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do   mosquito é muito rápidaem 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

A ação mais simples para a prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

Emiliana explica que o ideal é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores, tanques, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitérios, os pneus velhos devem ser furados e mantê-los seco.

É bom lembrar que o ovo do  mosquito pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre dois e três dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão. “Faça chuva ou faça sol todo dia é dia de combate a dengue, vamos fazer a nossa parte cuidando de nossas residências não deixando água parada para criação do mosquito da dengue”, alerta Emiliana.

A Secretaria de Saúde, juntamente com a Vigilância Sanitária agradece a colaboração de toda população.