Ibiaçá sediou Seminário Estadual da Fetraf-Sul

Publicado em 11/06/2014, Por Assessoria de Imprensa

Organizar a produção e construir um projeto de desenvolvimento para a agricultura familiar foram os principais temas discutidos no Seminário da Organização da Produção realizado pela Fetraf-Sul/CUT no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (11), em Ibiaçá. A atividade reuniu agricultores familiares, lideranças sindicais e autoridades municipais, regionais e do Estado.

O prefeito Ulisses Cecchin foi representado pelo vice-prefeito Claudiomiro Fracasso. “Esta missão dos agricultores para a produção de alimentos é uma atividade importante para combater a fome no mundo. Cada vez mais precisaremos de alimentos e por isso devemos repensar as políticas públicas, a infraestrutura e sucessão no meio rural’, enfatizou Fracasso.

A acolhida contou com um momento místico conduzido pelo padre Edson Priamo. Um mapa do Rio Grande do Sul desenhado no chão foi utilizado para os participantes depositarem sementes simbolizando os lugares do Estado de onde vieram. “Transformemos sonhos em objetivos e objetivos em realidade. Criamos um passado de olho no futuro sem se esquecer de viver o agora”, disse o sacerdote.

O primeiro painel, coordenador pelo professor da UFRGS, Sérgio Schneider, e pelo presidente da Emater, Lino de Davi, tratou sobre o futuro da agricultura familiar e a necessidade de criar um projeto de desenvolvimento, a disputa entre a agricultura familiar e o agronegócio, perspectivas de produção de alimentos, meio ambiente, assistência técnica e sucessão das propriedades rurais.

Os estudos apontam grandes oportunidades para a agricultura familiar desde a criação da Lei da Agricultura Familiar, a conexão com a segurança alimentar, processo produtivo, mercado, projeto de sustentabilidade e a forma de organização, a produção agroecológica de alimentos e o turismo rural. “Apesar de todos estes pontos positivos, temos que pensar no futuro. Estamos vivenciando o envelhecimento e a migração da população do meio rural para os centros urbanos e esta é uma das maiores preocupações da Fetraf-Sul/CUT”, salientou a coordenadora da Federação no Rio Grande do Sul, Cleonice Back.

A atividade fez parte do conjunto de seminários realizados pela Fetraf-Sul/CUT no RS em preparação ao Congresso Estadual da Agricultura Familiar.