CRAS Sem Fronteiras: projeto fará o acompanhamento de famílias de Ibiaçá

Publicado em 09/06/2021, Por Assessoria de Comunicação

Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ibiaçá pretende reaproximar as famílias do município ao atendimento do Centro de Referência em Assistência Social. O CRAS Sem Fronteiras é um programa que inicia neste mês e vai fazer o acompanhamento periódico das famílias beneficiárias do programa Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), por meio de visitas e orientações das equipes da secretaria e das agentes comunitárias de saúde.

O programa é uma alternativa para suprir a paralização das oficinas desenvolvidas pelo CRAS, que foram interrompidas devido à pandemia, conforme explica a coordenadora do centro, Tatiane Tartari Trentin. “O objetivo principal do projeto é fazer uma busca ativa das famílias que são atendidas pelo Programa do Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos. Essas famílias são acompanhadas através de oficinas e de acompanhamentos psicológico e do serviço social. Mas, com a pandemia, essas oficinas ficaram restritas. E nós estamos tentando fazer essa busca e manter o contato para conhecer as demandas das famílias”.

A cada mês, o programa terá um tema diferente e uma cor de representação. Em junho, por exemplo, o foco será na doação de sangue e explicações sobre violência doméstica contra a mulher. “Nós vamos iniciar com o junho vermelho, que é o mês de incentivo à doação de sangue. Fizemos um material explicativo sobre a importância da doação, critérios para estar apto a doar e como proceder caso tenha interesse de fazer a doação de sangue. Também vamos encaminhar material explicativo sobre violência doméstica contra a mulher, atividades artesanais e atividades para as crianças”.

Cerca de 150 famílias devem ser atendidas pelo programa.

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá