Escolas municipais de Ibiaçá terão aulas presenciais a partir da próxima semana

Publicado em 30/04/2021, Por Assessoria de Comunicação

As aulas no formato presencial, nas escolas municipais de Ibiaçá, serão retomadas na próxima terça-feira (04). A Secretaria Municipal de Educação emitiu uma nota (abaixo), nesta sexta-feira (30), informando sobre o retorno da modalidade e detalhando os protocolos adotados com relação à Covid-19.

De acordo com o órgão, a maioria das turmas deverá retornar de forma híbrida para atender ao limite mínimo de distanciamento exigido em sala de aula. “De acordo com as regras do distanciamento controlado permitido nos protocolos de segurança, onde a capacidade dos espaços deve obedecer o limite de 1, 5 metro entre os estudantes, as turmas retornarão de forma escalonada no formato híbrido, sendo que para cada semana, as turmas irão frequentar presencialmente no número de 50% dos estudantes, enquanto os outros 50% continuarão realizando as atividades pedagógicas de forma não presencial. Nas turmas onde for possível esse distanciamento, as turmas poderão retornar 100% presencialmente. Porém em nosso município apenas algumas turmas na educação infantil poderão retornar com essa capacidade total de alunos”.

O retorno às atividades presenciais acontece graças à alteração no modelo de Distanciamento Controlado, implementado pelo Governo do Estado, e alteração na classificação de bandeiras em todo o território gaúcho. Na última terça-feira (27), o governador Eduardo Leite emitiu o Decreto 55.856/2021, que permite o retorno dos alunos às escolas em todos os níveis e modalidades de ensino.

No comunicado, a Secretaria afirma que todos os protocolos serão seguidos pelos profissionais envolvidos. “Voltaremos as aulas presenciais, de maneira cuidadosa e seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Aproveitamos o momento para salientar a importância que todos estejam cientes que o vírus circula em todos os locais, sendo assim é necessário seguir os protocolos de segurança”.

O cronograma das aulas e a divisão dos grupos que irão frequentar a escola em cada semana serão divulgados pelas escolas. Ainda conforme a nota da secretaria, o transporte escolar também será disponibilizado de acordo com os alunos escalados para as atividades presenciais.

 

Confira a Nota da Secretaria na íntegra:

“A secretaria Municipal de Educação cultura esporte e lazer comunica a toda a comunidade escolar que em razão da publicação do decreto 55.856, com mudanças no modelo de distanciamento controlado e a adoção de bandeira vermelha no Estado possibilitando a retomada do ensino presencial em todos os níveis e modalidades de ensino, está trabalhando neste momento para que na próxima semana nossos alunos possam retornar suas atividades presenciais com qualidade e segurança. 

Dessa forma o retorno das Escolas Municipais tanto de Educação Infantil quanto de Ensino Fundamental se dará no próximo dia 04 de maio de 2021, terça-feira. Voltaremos as aulas presenciais, de maneira cuidadosa e seguindo todos os protocolos de segurança em relação à Covid-19. Aproveitamos o momento para salientar a importância que todos (a) estejam cientes que o vírus circula em todos os locais, sendo assim é necessário seguir os protocolos de segurança.

De acordo com as regras do distanciamento controlado permitido nos protocolos de segurança, onde a capacidade dos espaços deve obedecer o limite de 1, 5 metro entre os estudantes, as turmas retornarão de forma escalonada no formato híbrido, sendo que para cada semana, as turmas irão frequentar presencialmente no número de 50% dos estudantes, enquanto os outros 50% continuarão realizando as atividades pedagógicas de forma não presencial. Nas turmas onde for possível esse distanciamento, as turmas poderão retornar 100% presencialmente. Porém em nosso município apenas algumas turmas na educação infantil poderão retornar com essa capacidade total de alunos.

As escolas irão disponibilizar um cronograma constando as semanas e os grupos que deverão vir presencialmente ou permanecer realizando as atividades em casa para cada semana. O transporte escolar também será disponibilizado conforme os grupos que virão presencialmente em cada semana.

Dessa forma solicitamos aos pais que fiquem atentos ao grupos de whatsapp das escolas, onde serão disponibilizadas todas as informações necessárias para que o retorno aconteça com organização e segurança.

Desde já contamos com a colaboração de todos. E nos colocamos à disposição.”

 

ASCOM / Prefeitura de Ibiaçá