Secretaria de Saúde orienta sobre prevenção no Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicado em 26/11/2020, Por Assessoria de Comunicação

Outubro e novembro são meses escolhidos para darmos atenção especial à saúde de mulheres e homens. Pensando na saúde nos munícipes, a Secretaria de Saúde e Meio Ambiente de Ibiaçá, organizou durante esses dois meses atividades de prevenção e orientação contra o câncer de mama e o câncer de próstata.

De acordo com a enfermeira, Gabriela Bervian, o Outubro Rosa ressalta a necessidade de prevenção e diagnóstico do câncer de mama, que possui taxas de mortalidade ainda muito elevadas no Brasil. “Nesse mês reforçamos a importância de ações preventivas ao câncer como a realização da mamografia de rastreamento. Além disso, há ênfase na realização do exame preventivo de câncer de colo de útero”, destacou.

Segundo Gabriela, o Novembro Azul enfatiza a importância da prevenção e diagnóstico principalmente do câncer de próstata, sendo esse também um câncer de alta incidência. “Além de ressaltar sobre a manutenção de hábitos saudáveis, durante todo o mês de novembro contamos com o suporte do médico urologista, José Kartabil, para realizar o exame de toque retal, a fim de fazer avaliação prostática dos pacientes”, informou.👈

A enfermeira lembra que esses meses são escolhidos apenas para reforçar as ações em saúde, sendo necessário manter a rotina de cuidados independente da época do ano. “Hábitos saudáveis, como uma dieta balanceada e atividade física devem fazer parte da vida de todos. Procure a Unidade Básica de Saúde quando preciso e faça exames de rotina quando pertinente” finalizou Gabriela.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo