Prefeitos reclamam de reajuste nos planos do IPE

Publicado em 29/04/2014, Por Assessoria de Imprensa

O Instituto de Previdência do Estado (IPE) acatou as solicitações da Famurs e decidiu nesta segunda-feira (28/4) prorrogar o prazo que as prefeituras têm para renovar os contratos dos planos de saúde dos servidores municipais. A Federação orienta os prefeitos a não assinar qualquer acordo até 30 de junho, data da próxima audiência entre a entidade e o Instituto. O reajuste nos planos do IPE foi tema de reunião entre a comissão de prefeitos que trata do assunto e representantes do órgão estadual, na sede do IPE, em Porto Alegre.

 O prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin (PP), integrante da comissão diz que a solução para esse problema pode estar no atendimento biométrico. "Desde 2011, pedimos para que o IPE exija dos médicos e das clínicas conveniadas a instalação de aparelhos de identificação biométrica para ter a garantia dos serviços que estão sendo realizados, mas percebemos que não há um interesse em resolver esse problema", lamentou.

Nesses 60 dias, o presidente do IPE, Valter Morigi, se comprometeu a encaminhar as informações que justificariam a elevação nas alíquotas dos planos às 311 prefeituras que possuem convênio. "Não vamos cortar nenhum plano, pois os municípios são importantes para nós. Iremos informar os gastos", disse Morigi.

Entre as informações solicitadas pela Federação, estão as bases dos cálculos atuariais e a quantidade de atendimentos médicos prestados em cada município. Para o coordenador da Comissão da Famurs e prefeito de Herval, Ildo Sallaberry, a extensão do prazo servirá para avaliar os dados que serão fornecidos pelo IPE. Segundo ele, as prefeituras não têm condições financeiras de bancar o aumento na contribuição em 2014."Se houver um aumento imediato, as prefeituras irão quebrar. Estamos com nossos orçamentos esgoelados. Queremos debater uma solução de longo prazo", afirmou o também presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul).

Em março, o IPE enviou ofício às prefeituras conveniadas, através do qual informa reajustes de 13% a 22% no valor da alíquota cobrada sobre planos de saúde dos funcionários municipais, mediante assinatura de renovação. Por outro lado, a alíquota dos servidores estaduais - que pagam apenas 3,6% do salário em plano de saúde - permanece inalterada há mais de dez anos, não sofrendo reajuste desde 2004.

Fonte da informação: www.famurs.com.br