Mais de 120 animais vacinados contra raiva

Publicado em 23/08/2019, Por Assessoria de Imprensa

Na quinta-feira (22), durante toda a tarde, a comunidade ibiaçaense levou seus animais de estimação para a fazer a vacina contra raiva (vacinação antirrábica). Cerca de 120 animais entre cães e gatos foram vacinados. A dose foi fornecida, pela primeira vez, de forma gratuita pelo governo municipal.

 

Conforme o médico veterinário, Eduardo Berton de Oliveira (Duda), a vacinação contra raiva é muito importante e a população de Ibiaçá tem este conhecimento. “A raiva é uma zoonose e aparece esporadicamente em diversos locais do Brasil, tanto em bovinos quanto em caninos. Por ser uma zoonose, pode ser transmitida para humanos. Se conseguíssemos imunizar todos os animais acima de três meses em diante, estaríamos prevenindo a transmissão para as pessoas”, informou.

Ainda, segundo o veterinário, a raiva é uma doença que não tem cura. “Trata-se de uma virose que ataca o sistema nervoso. Depois que a doença se instala, a morte é iminente, por isso a importância da prevenção e da vacinação”, alertou.

O veterinário alerta que quando a vírus se instala, haverá certamente a manifestação da doença. “Se o bicho for manso e manifestar a doença, ele pode vir a morder até mesmo seu dono”, enfatizou.

A contaminação

A contaminação pode acontecer entre os animais, como também por meio do morcego, que é o principal vetor, em nossa região, como para bovinos ou caninos, alimentando-se do sangue e transmitindo o vírus pela saliva.

Nova campanha

Devido à grande procura, haverá uma nova campanha de vacinação com data a ser informada e divulgada nos meios de comunicação.

 

Redação: Fonte Agência de Jornalismo