Programa LIRAA observa que município está em risco médio de epidemia

Publicado em 13/03/2019, Por Assessoria de Imprensa

Com a realização do Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti (LIRAA), eram 339 imóveis programados para serem inspecionados, porém foram 372 imóveis inspecionados, dos quais resultaram 14 amostras e, destas, 11 foram de Aedes Aegypti, colocando o município em risco médio de epidemia.

As amostras foram encontradas, em sua maioria, em água coletada da chuva, (caixa de água, toneis e bromélias). Água esta que a população utiliza para lavar calçadas e molhar verduras, entre outros usos.

De acordo com a secretária de saúde Evandra Rossi, é importante que a população não armazene água em nenhum tipo de recipiente, pois nossa cidade está com risco médio de epidemia.

 

CUIDADOS COM A DENGUE

 

A Dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. É uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução.

 

 

A regra básica é não deixar a água parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Para se ter uma ideia, de 30 a 35 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

 É muito importante que todo criadouro seja eliminado. É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente, o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em um espaço de tempo entre 2 e 3 dias. Por isso é importante eliminar água e lavar os recipientes com água e sabão.

SINTOMAS DA DENGUE Dor de cabeça, dor no corpo, mal estar, dor nos olhos.

Esses sintomas podem indicar a dengue. Exame de sangue pode ajudar no diagnóstico.