Ibiaçá prepara infraestrutura para acolher mais de 100 mil romeiros

Publicado em 13/02/2019, Por Assessoria de Imprensa

Nos dias 23 e 24 de fevereiro, Ibiaçá vai celebrar a 67ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora. Com o tema: “Consoladora, mãe que ama e cuida da vida”, a organização espera reunir mais de 100 mil devotos no evento religioso que tem projeção nacional e internacional.

 

O pregador da Romaria, neste ano, será o Bispo Dom Sílvio Guterres Dutra, da Diocese de Vacaria. As principais celebrações acontecem no sábado, 23/02, às 19h30min, com procissão luminosa. No dia 24, missa campal às 10h e às 13horas, benção da saúde, objetos religiosos e procissão com o carro andor.

 De acordo com o reitor do Santuário Nossa Senhora Consoladora, padre Édio Brezolin, a romaria penitencial conta com a colaboração de aproximadamente mil voluntários da própria comunidade que atuam em diversas áreas como: ornamentação, liturgia, praça de alimentação, limpeza e fiscalização. “Somos gratos pela generosidade, o empenho de cada trabalhador que na riqueza de dons e talentos presentes em cada um dão o suporte necessário e imprescindível para a romaria”, afirma o reitor.

Na próxima sexta-feira (15), inicia a novena da Romaria. Com missas diárias às 19h30 no Santuário. Todos os dias haverá confissões e bênçãos.

 

 

Preparativos

 

Há meses a organização trabalha em melhorias em torno do Santuário. A cidade também recebe aporte das Secretarias Municipais, com limpeza de ruas, quadra da mata, espaços públicos para bem acolher os romeiros que de longe chegam para agradecer ou pedir graças.  Muitos se acampam na quadra da mata.

Para o prefeito em exercício de Ibiaçá, Angelo Golin, a Romaria é a expressão da fé do povo ibiaçaense que acolhe o ano inteiro devotos e se alegra em receber tantos romeiros de Nossa Senhora, especialmente nos dias 23 e 24 de fevereiro. “Estamos com frentes de trabalho atuando em diversos pontos da cidade para garantir a infraestrutura necessária para o evento”, diz Golin.

Saúde

O evento conta com trabalho dos profissionais da saúde, Secretaria Municipal, Fundação Hospitalar, Ambulância, Bombeiros Voluntário de Tapejara e Sananduva, Defesa Civil, de Passo Fundo e Erechim.

Segurança

Atuam nesta área Delegacia de Polícia de Ibiaçá, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Empresas Prestadoras de Serviços, contratadas.

Alimentação

A praça de alimentação neste ano, pela primeira vez, vai oportunizar pagamento com cartão de crédito e débito. A organização estima consumo de mais de 24 mil quilos de carne e mondongo. Também são oferecidos diversos tipos de lanches.

Programação:

Todos os dias haverá confissões e bênçãos

15 de fevereiro, sexta-feira, às 19h30min, início da novena, com o tema "Mãe que ama e cuida do povo romeiro".

16 de fevereiro, sábado, será realizada a segunda celebração da novena, às 19h30min, com o tema "Mãe que ama e cuida das famílias".

17 de fevereiro, domingo, a terceira celebração da novena, às 19h30min, com a Coroação de Nossa Senhora.

18 de fevereiro, segunda-feira, a quarta celebração da novena, às 19h30min, com o tema: "Mãe que ama e cuida dos doentes."

19 de fevereiro, terça-feira, a quinta celebração da novena, às 19h30min, com o tema: "Mãe que ama e cuida da criação".

20 de fevereiro, quarta-feira, a sexta celebração da novena, às 19h30min, com o tema: "Mãe que ama e cuida dos que lutam pela paz".

21 de fevereiro, quinta-feira, a sétima celebração da novena, às 20h, com o tema: "Mãe que ama e cuida dos jovens".

22 de fevereiro, sexta-feira, a oitava celebração da novena, às 20h, com o tema "Mãe que ama e cuida das comunidades".

23 de fevereiro, sábado, a nona celebração da novena, às 19h30min, com o tema "Mãe que ama e cuida da vida" com procissão luminosa. Missa nos horários das 07h, 09h, 11h, 14h e 16h.

24 de fevereiro, domingo, missa campal às 10h e às 13h com o tema "Mãe que ama e cuida das famílias". Benção da saúde, objetos religiosos e procissão com o carro andor.

Horários de missa no domingo: 05h15min, 06h30min, 07h30min, 08h30min.

Coordenadores: Bispo Dom Sílvio Guterres Dutra

Bispo Emérito: Dom Orlando Dotti e Dom Irineu Gassen

Sacerdotes do Santuário:

Pe. Édio Brezolin e Pe. Ilirio Guadagnin

Diretoria (Casais):

Itacir e Jane Gambin

Osmar e Geni Corso

Rudimar e Salete Cecchin

Gilnei e Carmeliana Zago

Aguinaldo e Cassieli Gritti

Cristian e Morgana Felini

 

 

 

Redação e fotos: Fonte Agência de Jornalismo